Thiago Abel
Diretor e dançarino do Núcleo Experimental de Butô.
Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, com a tese "Arriar o Butô em 7 Encruzilhadas: micropolíticas do corpo", sob orientação de Christine Greiner.
Mestre em Artes da Cena pela UNICAMP com a dissertação “(Po)éticas do ctônico: primeiros movimentos do butô no Brasil”.
Realizou as extensões universitárias "Améfrica Ladina e as pedagogias de(s)coloniais" (UFPB) e "Leituras da Filosofia de Nietzsche" (UNIRIO).
Professor de Teatro, Dança e Filosofia, lecionando desde 2008 pelos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais e Ceará.
Licenciado em Teatro (Mozarteum) e Filosofia (Ítalo), técnico em Teatro (INDAC) e Dança (ETEC), especializado em performance e live art (SP Escola de Teatro), a palavra poética em cena (SESC), educação e arte contemporânea (Bienal de Arte SP) e procedimentos de criação cênica (Laboratório de Processos de Criações Atorais – LAPCA-UNESP).
Foi colaborador do Encontro Internacional de Dança Infinita - Flutuações do Butô em Cusco (Peru), ator na Trupe da Boemia e dançarino do Coletivo Perdido de dança contemporânea. Já colaborou com a Taanteatro Companhia e com a Cia. Perversos Polimorfos.
Tem como principal referência estudos e trabalhos realizados com Christine Greiner (PUC-SP) e Maura Baiocchi (Taanteatro Cia.).
Conheceu os trabalhos de Marco Xavier (Cia. Tamanduá), Ana Cristina Colla (Lume), Carlos Cruz (México), Edgar Ramirez (Colômbia), Tess de Quincey (Austrália), Min Tanaka (Japão) e Ko Murobushi (Japão).
Mais informações: http://lattes.cnpq.br/5222061443358399