Thiago Abel

Doutorando em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade  Católica de São Paulo (PUC-SP), na área de concentração "Signo e  significação nos processos comunicacionais", linha de pesquisa "dimensões  políticas na comunicação", com a tese "Butô como micropolítica do corpo:  experiências (po)éticas e epistemológicas" sob orientação de Christine Greiner.

Mestre em Artes da Cena na área de concentração "Teatro, Dança e Performance", linha de pesquisa "arte e contexto", pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) com a dissertação “(Po)éticas do ctônico: primeiros movimentos do butô no Brasil”.

Coordenador e performer do Núcleo Experimental de Butô, licenciado em Teatro (Mozarteum), técnico  em Teatro (INDAC) e Dança  (ETEC), especializado em performance e live art (SP Escola de Teatro), a palavra poética em cena (SESC), educação e arte contemporânea (Bienal de Arte SP) e procedimentos de criação cênica (Laboratório de Processos de Criações Atorais – LAPCA-UNESP), foi membro do Encontro Internacional de Dança Infinita - Flutuações do Butô em Cusco (Peru), ator na Trupe da Boemia e dançarino do Coletivo Perdido de dança contemporânea. Já colaborou com a Taanteatro Companhia e com a Cia. Perversos Polimorfos.

Tem como principal referência estudos e trabalhos realizados com Christine Greiner (PUC) e Maura Baiocchi (Taanteatro Cia.).

Conheceu o trabalho dos pesquisadores e dançarinos Marco Xavier (Cia. Tamanduá), Ana Cristina Colla (Lume), Ana Chiesa (Brasil), Carlos Cruz (México), Edgar Ramirez (Colômbia), Simone Mello (Peru), Tess de Quincey (Austrália), Min Tanaka (Japão) e Ko Murobushi (Japão).

Mais Informações: 

http://lattes.cnpq.br/5222061443358399

Thiago Abel

© 2019 por Thiago Abel

© 2018 por Thiago Abel e Caio Picarelli

© 2017 por Thiago Abel e Bruno Maschio