PROGRAMA PERFORMATIVO:
Corpos nus ficam de pé em uma piscina de gelo por 30 minutos.
Posteriormente, dançam em busca de calor por mais 30 minutos.
INTENTO:
Encontrar aquilo que se move na matéria bruta da carne, aquilo que dança sem a mediação soberana do pensamento racional e dedutivo, aquilo que escapa das lógicas representativas, miméticas e simulatórias.
OURIÇO:
Uma experiência inspirada em procedimentos de criação de Tatsumi Hijikata, utilizados na elaboração da obra O MASSAGISTA CEGO (Tóquio, 1963).
ARGUMENTO:
Em O Dilema do Ouriço, Schopenhauer descreve a intrincada relação entre ouriços que tem como estratégia de sobrevivência frente ao frio a aproximação dos corpos. Quando muito próximos encontram calor, mas também se deparam com os espinhos de seus pares contra a pele. Se separados, o ar congelante evidencia a incapacidade dos seres de sobreviverem isoladamente. Se próximos demais, acabam feridos na mesma demasia. É necessário, portanto, encontrar a justa medida entre a distância e a aproximação.
A performance Ouriço aproxima os performers desse dilema. Como consequência, são despidos do pudor, têm suas vulnerabilidades expostas diante do frio e, instigados a procurar calor no encontro com o outro, exercitam a justa medida apresentada pelo dilema.
Este trabalho foi elaborado a partir do laboratório de criação do Núcleo Experimental de Butô, que investigou no primeiro semestre de 2023 as corporalidades de Tatsumi Hijikata, o criador do Ankoku Butô (Dança das Trevas). Investigou-se as danças possíveis à carne, onde a cabeça, o juízo, a linguagem perdem suas primazias. Buscou-se encontrar vida e movimento a partir das pistas que o corpo evidencia diante dos limites do frio, do calor, da nudez e do contato.
Ouriço surge como uma prática onde a platéia não apenas assiste, mas é instigada a friccionar os sentidos fazendo vacilar a passividade do espectador frente a corpos em crise...
seja essa síncope do outro ou própria.
Corpos (Elenco Atual):
Asha Donini
Bruno Tarpani
Fernanda Carvalho
Lira Dicetaro
Lucas Amaral
Natália Sellani
Petrovna
Tália Vergueiro
Vicente Hugo Pereira
Direção: Thiago Abel
Arte: Petrovna
Fotografia: Zilmarc Paulino e Laís Dicetaro
Agradecimentos: Casa Líquida e Casa Amélia
Corpos (Elenco Original):
Asha Donini
Bruno Tarpani
Fernanda Carvalho
Lira Dicetaro
Lucas Amaral
Natália Sellani
Petrovna
Tália Vergueiro
Vicente Hugo Pereira
Vitória Savini
Este trabalho foi elaborado a partir do Laboratório de Criação do Núcleo Experimental de Butô, que investigou no primeiro semestre de 2023 as corporalidades de Tatsumi Hijikata, o criador do Ankoku Butô (Dança das Trevas).
Deseja colaborar de algum modo com a realização e apresentação de Ouriço?
Entre em contato conosco.
Fotos de Zilmarc Paulino
Foto de Zilmarc Paulino na Casa Líquida (1) |
---|