Oficina introdutória destinada a todos os públicos, com ou sem experiência nas artes da cena, acerca dos processos de criação artística e concepções de corpo investigadas pelo fundador da dança Butô, Tatsumi Hijikata, e seu principal colaborador, Kazuo Ohno; com foco em seu aspecto político-artístico na libertação das potências do corpo através de processos de diluição dos automatismos sociais, das ordenações civilizatórias, do controle biopolítico, em combate a todas as estruturas que estão a serviço de despotencializar e controlar a vida.
A partir de encontros práticos e teóricos, apresenta os procedimentos de criação investigados pelo Núcleo Experimental de Butô para que os participantes vivenciem experiências alicerçadas nas principais matrizes (po)éticas do butô acerca da vida, da morte, do corpo e da dança; por meio de exercícios de dança e performance, rodas de diálogos e referencial bibliográfico e audiovisual.
O Butô será estudado enquanto uma epistemologia de dança embasada em matrizes (po)éticas, isto é, uma manifestação cênica alicerçada em um pensamento fundamental, como uma ética ou uma arte de vida que revela aspectos profundos da existência e as potências do corpo.
Desse modo, a dança foi transformada e aprofundada até chegar ao nível de uma filosofia da carne.
1º Encontro - Teórico
- As (po)éticas e políticas do Ankoku Butô
- Vida e obra de Tatsumi Hijikata e Kazuo Ohno
- Orientalismo e Esoterismo: a despolitização da dança butô pelo mundo
- Novas epistemologias da dança: matrizes poéticas
2º Encontro - Prático
- A poética da morte e do zelo
- Procedimentos de escuta e sensibilização da carne
- Marionete dos Mortos
- A poética do útero e do alimento na dança butô
- Procedimentos de escuta e sensibilização da carne
- Banquete às Cegas
3º Encontro - Prático
- O conceito de Corpo Morto na dança butô
- As diferenças entre as noções de corpo em Hijikata e Ohno
- Caibalion: procedimento de treinamento e criação do Núcleo Experimental de Butô
- A poética do inseto e da metamorfose
- A poética do sacrifício (Hangi Daitō Kan)
- A poética dos corpos debilitados (Suijakutai)