Este curso online e teórico (com inúmeras proposições práticas para quem desejar) é destinado a todas as pessoas que se aventuram no exercício da Literatura, da Poesia, das Artes Visuais e das Artes do Corpo, interessadas em estudar os interstícios entre arte, ética, poética, política, fé e cura evocados pelos saberes e fazeres exercitados neste grande terreiro chamado América Latina.
Propõe-se a investigação das linguagens artísticas como práticas de cuidado de si a partir de uma interface interdisciplinar alicerçada nos
pontos riscados: iconografias de umbanda que mobilizam e transformam os corpos a partir de suas escritas e leituras;
patuás: amuletos de origem malinque que possuem propriedades terapêuticas capazes de proteger os corpos contra malefícios, conforme o modo como são tecidos;
e outros dispositivos de ordem similar, como amuletos, selos, rezas, benzimentos, feitiços, etc., compreendidos como tecnologias de cura oriundas de um complexo ecossistema de sabenças encantadas.
O intento é elaborar reflexões criativas, para além das usuais, acerca das interlocuções possíveis entre as textualidades (Leda Maria Martins) existentes no tecer de cuidados e nas tessituras artísticas, descobrindo modos outros de gerar saúdes (Friedrich Nietzsche, Susan Sontag) a partir de homeopatias semióticas (Paul Preciado) e intoxicações poéticas (Christine Greiner).
Apesar da pluralidade de práticas que ocorrem nas bandas de cá, há um ponto fundamental em todo esse complexo de saberes: elas curam.
A interação entre a comunidade, as receitas de remédios, os banhos com folhas, as danças, as brincadeiras e as baforadas de cachimbo são curativas, pois buscam o equilíbrio entre o humano e a natureza, o vivo e o morto, o sagrado e o profano. Compreendendo que entre esses aspectos não existe dicotomia, mas interação.
Para potencializar ainda mais as criações desenvolvidas no curso, serão apresentados estudos acerca dos procedimentos de criação do dançarino japonês Tatsumi Hijikata, em especial no que consistia sua cartografia de movimentos, mapeamentos elaborados a partir da confecção de cadernos de colagem que mesclavam poesia, desenhos e pinturas (tanto autorais como de outros artistas). As pesquisas do Núcleo Experimental de Butô compreendem que estes cadernos, mais do que uma obra de bricolagem, anuncia um elaborado modo de mapear os estados de ser vivo.
Assim, o curso convida para um mergulho criativo e anárquico nesse complexo de saberes e fazeres afro-ibero-indígenas, desenvolvidos a partir do encontro de povos cuja urgência era a mesma: sobreviver frente a um projeto colonial que visava o extermínio de toda e qualquer diferença. Um extermínio não só físico, a assassinar corpos; mas também simbólico, a apagar culturas e histórias.
O que os poetas feiticeiros podem nos ensinar sobre a arte de enfrentar e desestabilizar os inúmeros projetos de controle, silenciamento e extermínio que estão em voga no Brasil contemporâneo? Quais são as macumbarias que precisarão ser aprendidas e praticadas para que nossas vidas se tornem mais alegres? Que feitura artística, poética, micropolítica, terrificante e apaixonante será preciso elaborar para ver surgir o porvir deste mundo? Para isso, é preciso colocar em movimento fazeres que compreendam que terreiro não é um local, mas uma epistemologia que coloca em exercício justamente o fato de que em todo canto do mundo e em todo pedaço de chão é possível praticar fé e festa. Terreiro-Mundo.
Plano de Trabalho:
1º Encontro
Poetas Feiticeiros, as Artes, o Curar e as Artes de Curar.
2º Encontro
O conceito de Cartografia & os processos cartográficos de Tatsumi Hijikata
3º Encontro
Sistema imunológico e outros entendimentos acerca do Adoecer e do Curar.
4º Encontro
Pontos Cantados, Pontos Riscados, Patuás & tessituras criativas/curativas/dramatúrgicas
5º Encontro
Benzimentos, passes, cruzos e transes: corpos e movimentos curativos
6º Encontro
Outras feituras (alunes escolhem quais práticas serão o tema da aula)
7º Encontro
Dançar para gestar anticorpos
8º Encontro
Apresentação das criações desenvolvidas durante o curso