Oficina "Cosmovisões de Kazuo Ohno"
dom., 25 de out.
|Espaço Blum
Horário e local
25 de out. de 2020, 15:00 – 18:00
Espaço Blum, R. Urbâno Duarte, 405 - Vila Baruel, São Paulo - SP, 02523-000, Brasil
Sobre o evento
Domingos | 15h - 18h
25/10/2020 - Google Meet
01/11/2020 - Espaço Blum
08/11/2020 - Espaço Blum
15/11/2020 - Espaço Blum
22/11/2020 - Espaço Blum
Inscrições até 18/10/2020 pelo link:
https://forms.gle/63RJAz3SwxdHHaDf8
Contribuição:
R$200,00
Pré-requisito: Já ter realizado a oficina "Introdução às (po)éticas corpóreas de Tatsumi Hijikata e Kazuo Ohno" do Núcleo Experimental de Butô
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COSMOVISÕES DE KAZUO OHNO:
Esta oficina é o módulo II da oficina "butô e as (po)éticas de Tatsumi Hijikata e Kazuo Ohno", uma continuação que apresenta o legado sensível deixado ao mundo pelo o dançarino japonês Kazuo Ohno: uma espécie de filosofia (po)ética digna do estatuto de “Cosmovisão”, isto é, um conjunto de valores, crenças, sentimentos e concepções de natureza intuitiva a respeito do corpo, da existência, do Cosmos e do tempo. criou uma filosofia do corpo e do ser cujo os principais tópicos são a inseparável relação entre os vivos e os mortos, as correspondências entre microcosmo e macrocosmo e a presença do divino no cotidiano.
a oficina apresenta os procedimentos de criação investigados pelo Núcleo Experimental de Butô, criados a partir de suas pesquisas e do contato com artistas brasileiras que estudaram com Ohno – em especial Maura Baiocchi, Ligia Verdi e Ana Chiesa – com o intuito de criar portas de acesso para que o corpo em dança experiencie as matrizes (po)éticas geradas pelo artista.
Plano de Trabalho e Temas:
- a presença do divino no cotidiano
- as correspondências entre o microcosmo e o macrocosmo
- a tríade cosmogônica de Ohno: o masculino, o feminino e a criança
- o peso do tempo e a velhice como corrupção do corpo
- a retroalimentação da vida e da morte e sua analogia na relação entre mãe e feto
- a vida como ponte entre os saberes do céu e os saberes da terra
- O artista enquanto artesão
- a poética da flor e a influência do teatro Nô
- Antonia Mercé e a influência do flamenco na vida de Ohno
- a influência de William Blake: o ceú e o inferno como estados de espírito
- a mesa e o alimento como possibilidade de comunhão
- processos criativos de exaustão
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ORIENTAÇÃO ARTÍSTICA: THIAGO ABEL
Doutorando em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), na área de concentração "Signo e significação nos processos comunicacionais", linha de pesquisa "dimensões políticas na comunicação", com a tese "Butô como micropolítica do corpo: experiências (po)éticas e epistemológicas" sob orientação de Christine Greiner.
Mestre em Artes da Cena na área de concentração "Teatro, Dança e Performance", linha de pesquisa "arte e contexto", pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) com a dissertação “(Po)éticas do ctônico: primeiros movimentos do butô no Brasil”.
Coordenador e performer do Núcleo Experimental de Butô, licenciado em Teatro (Mozarteum), técnico profissionalizante em Teatro (INDAC) e Dança (ETEC), especializado em performance e live art (SP Escola de Teatro), a palavra poética em cena (SESC), educação e arte contemporânea (Bienal de Arte SP) e procedimentos de criação cênica (Laboratório de Processos de Criações Atorais – LAPCA-UNESP), é membro do Encontro Internacional de Dança Infinita - Flutuações do Butô em Cusco (Peru), ator na Trupe da Boemia e dançarino do Coletivo Perdido de dança contemporânea. Já trabalhou com a Taanteatro Companhia e colaborou com a Cia. Perversos Polimorfos.
Tem como principal referência estudos e trabalhos realizados com Christine Greiner (PUC), Maura Baiocchi (Taanteatro Cia.), Marco Xavier (Cia. Tamanduá), Ana Cristina Colla (Lume), Ana Chiesa (Brasil), Carlos Cruz (México), Edgar Ramirez (Colômbia), Simone Mello (Peru), Tess de Quincey (Austrália), Min Tanaka (Japão) e Ko Murobushi (Japão).
Mais informações: http://la99ttes.cnpq.br/52220614433583