Este trabalho apresenta o legado sensível deixado ao mundo pelo o dançarino japonês Kazuo Ohno: uma espécie de filosofia (po)ética digna do estatuto de “Cosmovisão”, isto é, um conjunto de valores, crenças, sentimentos e concepções de natureza intuitiva a respeito do corpo, da existência, do Cosmos e do tempo. Ohno criou uma filosofia do corpo e do ser cujo os principais tópicos são a inseparável relação entre os vivos e os mortos, as correspondências entre microcosmo e macrocosmo e a presença do divino no cotidiano.
A oficina apresenta os procedimentos de criação investigados pelo Núcleo Experimental de Butô, criados a partir de suas pesquisas e do contato com artistas brasileiras que estudaram com Ohno, com o intuito de criar portas de acesso para que o corpo em dança experiencie as matrizes (po)éticas geradas pelo artista.
1º Encontro - Teórico
- Vida & obra de Kazuo Ohno
- Da dança moderna à contra-cultura: um professor comum ganha os palcos do mundo
- Cosmovisões: o olhar sensível de Ohno acerca da vida, dos mortos, do universo e da dança.
- O evangelho segundo Kazuo Ohno: subversões do cristianismo a partir de um Cristo que sabe dançar
2º Encontro - Prático
- Terra-Céu: corpo enquanto ponte das forças celestes e terrestres
- Dança Flamenco & a influência de Antonia Mercé na vida de Ohno
- Casamento do Céu e do Inferno: a influência de William Blake
- Tempo presentificado na carne: dançar passados-presentes-futuros
- Microcosmo e Macrocosmo: correspondências entre o íntimo e o cósmico
- A poética da borboleta: o peso do tempo e a velhice como corrupção do corpo
3º Encontro - Prático
- Pai/Mãe/Filho & Masculino/Feminino/Criança: as tríades cosmogônicas de Ohno
- As poéticas da Flor & do Artesão.
- VidaArte: cuidados de si, do outro e do mundo.
- A presença do divino no cotidiano
- Eucaristia, comunhão e antropofagia: a poética da mesa
- A retroalimentação da vida e da morte e sua analogia na relação entre mãe e feto