csdilss_01.jpg

CASA DE ILUSÕES

Julho de 2021

"Casa de Ilusões" é uma montagem virtual cênica que explore o encontro entre Arte e Performance Erótica, a partir da obra “O Balcão” de Jean Genet: um bordel, onde toda a gente pode ser, depravadamente, o que sonha ser.

Os artistas da Performance Erótica, a partir de suas vivências em transmissões ao vivo, geraram um Saber-Fazer repleto de estratégias capazes de operar potentes experiências em ambiência digital, haja visto que há décadas sites como CAM4, MyFreeCams e Chaturbate conquistaram seu espaço na Internet e desenvolveram aprimoradas ferramentas de interação entre performer e público.

Disto, surgiu a pergunta: como criar uma experiência artística que seja íntima e intensa, apesar do distanciamento social?

O desafio proposto é gerar um processo que busque resgatar as potências da Dança e do Teatro no que tange seus aspectos afetivos, co-moventes e transformadores, compreendendo que para isto a experiência artística on-line precisará se estender para além da contemplação estética, mirando modos de promover férteis trocas entre artista e público, que podem ser descobertos a partir do Saber-Fazer de camgirls e camboys.

Neste trânsito proposto entre tais conhecimentos e experiências, o projeto também visa promover discussões e experimentações sobre as políticas e poéticas do corpo e da sexualidade: O que pode o corpo? O que é obscenidade e para quem? Quais são os regimes de visibilidade e invisibilidade vigentes? Como se configura a moralidade? Como o capitalismo transforma corpos e artes em mercadoria? Quais são as relações entre corpo e poder? Quais são as políticas públicas à serviço da educação sexual, prevenção de ISTS e tratamento adequado para a população LGBT+ e profissionais do sexo?