O curso propõe encontros teóricos acerca dos processos de criação artística e concepções de corpo investigadas pela dança butô, com foco em sua investigação na diluição dos corpos sociais através de processos que tinham a metamorfose e a subversão do corpo como tema motriz, objetivando trazer à tona as potências da carne, este aspecto da existência que é soterrado pelas ordenações civilizatórias, pela biopolítica e por tudo aquilo a serviço de despotencializar e controlar a vida, capturando a força vital a seu serviço.
Neste curso, investiga-se as confluências entre o butô e o livro “CAOS: Terrorismo Poético e Outros Crimes Exemplares”, do historiador, escritor e poeta Hakim Bey, cujos escritos causaram grande impacto no movimento anarquista das últimas décadas.
A noção de Terrorismo poético pode ser encarada enquanto um processo de guerrilha simbólica, onde ações como arte-xerox, performances públicas e pichações geram algum nível de transformação do cotidiano e intensificação da vida. São táticas de resistência e de esvaziamento do poder.
É possível compreender o butô enquanto ação micropolítica capaz de instaurar novos modos de vida e de operar práticas decoloniais e anti-neoliberalistas, possibilitando reflexões acerca da necessidade de rebelar-se contra as estruturas sociopolíticas de controle e seus modos de exploração que permanecem ativos e em evolução: do colonialismo ao imperialismo, do imperialismo ao neoliberalismo.
A obra de Bey é inserida à proposição por ser capaz de potencializar as pistas deixadas por Hijikata acerca de suas operações de combate às biopolíticas, além de sugerir ações de terrorismo poético e arte-sabotagem capazes de estimular as pessoas a criarem experiências coletivas que de fato gerem transformações éticas, estéticas, clínicas e políticas.
Aula 1
Políticas e (po)éticas da Dança Butô de Tatsumi Hijikata
Terrorismo Poético e Arte-Sabotagem de Hakim Bey
Procedimento de Criação: Pentamusculatura
Aula 2
Dança, Corpo e Cidade
Site Specific
Happening: Flâneur
Aula 3
Feitiçaria como ato de criação e insurreição.
Procedimento de Criação: Caibalion
Aula 4
Amor Louco, Erotismo e nudez como disparadores criativos
Happennig: WebOrgia
Aula 5
Estudo, investigação e propostas acerca dos panfletos do Anarquismo Ontológico de Hakim Bey